Encontro de Representantes de Escola em 17/8/18

15/08/2018 10:52

No Encontro serão analisados os documentos da Base Nacional Comum Curricular (Ensino Fundamental e Médio).  A proposta é discuti-los na reunião na perspectiva do delineamento do currículo que queremos para as escolas do Estado de São Paulo. 

A BNCC é referência obrigatória para a elaboração dos currículos e propostas pedagógicas. A secretaria já deu início ao processo de implantação das bases, como fica claro nas Resoluções SE 24/2018, que dispõe sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede estadual de ensino, e a Res.SE 61/2017, que trata sobre a organização curricular do Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Durante a audiência com o Secretário Estadual (dia 12/6), o presidente do CPP argumentou sobre a importância da entidade participar da comissão. O secretário prometeu atender ao pedido. Portanto, mesmo com as críticas ao conteúdo das Bases, apontadas inclusive nas mídias do CPP, queremos participar da construção do currículo que desejamos para São Paulo. 

Para analisar o tema, “Os documentos da Base Nacional Comum Curricular (Ensino Fundamental) os  educadores e educadoras presentes à reunião poderão formular questões a respeito do assunto aos convidados. Todas as contribuições serão sistematizadas, divulgadas nas mídias da entidade, encaminhadas ao Secretário da Educação e embasarão a participação do representante do CPP na comissão. 
Durante o período de organização da escola, a mobilização e organização docente para a leitura das Bases e a elaboração de proposições para o currículo do nosso Estado precisa ser prioridade.
Os profissionais da educação têm papel fundamental na organização e implementação do currículo, na análise do conteúdo a ser selecionado, do material pedagógico e no tratamento dos espaços e tempos escolares. O professor e a professora são gestores do currículo na medida em que cotidianamente trabalham com situações às vezes não previstas, cabendo a eles, individualmente ou em grupo, tomar decisões quanto ao rumo do currículo prescrito.

      Maria Cláudia Junqueira

Centro do Professorado Paulista

 

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br