MEC quer discutir Base do Ensino Médio com escolas em 2 de agosto

26/07/2018 17:54

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (24) que discutirá a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) com escolas em 2 de agosto. A pasta afirma que a data foi escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para promover um "Dia D" relacionado à discussão do documento. 

Mais de 28 mil escolas públicas e particulares serão convidadas, o que, segundo o MEC, representa 509 mil professores para avaliar a proposta da Base que está em análise no Conselho Nacional de Educação (CNE). 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que será uma grande oportunidade de ter um debate com milhares de escolas públicas e privadas. "Ainda estamos em meio às discussões e audiências públicas e esse será um passo muito importante do processo de definição da Base Nacional Comum Curricular”, destacou. 

O presidente do CNE, Eduardo Deschamps, afirmou que será mais uma oportunidade de colher contribuição de professores, estudantes e secretários para a elaboração da BNCC do Ensino Médio. "Quando o Consed, que é uma entidade importante, organiza um evento dessa natureza, que vai possibilitar termos a manifestações de todos esses professores, estudantes e secretários, o CNE só tem a ganhar, pois temos aí mais uma ajuda no processo de análise que temos realizado junto à população.” 

O Dia D será promovido nas próprias escolas. Cada uma deverá reunir o corpo docente do ensino médio para a realização de cinco atividades. A principal delas é o preenchimento do formulário de avaliação da BNCC. Nesse momento, de acordo com a atividade proposta, os professores serão divididos por áreas de conhecimento, para analisar as competências e habilidades da sua área. Vale lembrar que no dia 2 de agosto não haverá aulas no Ensino Médio. 

Informações de como participar e materiais de apoio já estão disponíveis no site do cpp e do consed

Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto

Diretora Regional

 

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000

Fone/fax (15)3285-3415

e-mail: tiete@cpp.org.br